O Penha Rock leva ao Centro Cultural da Penha, no “Mês do Rock”, uma viagem pelos anos 90, com duas das principais bandas do atual cenário alternativo nacional, que recuperam a herança desses pilares do cenário independente: o Color for Shane, com sua mistura de stoner rock, lo-fi e pós-punk; e o Mudhill, que remete à cena “noventista” de Seattle. O evento ainda conta com debate sobre a década de 90, exibição do curta documental, “Prazer, Zona Leste!” e feira alternativa.
PENHA ROCK REVIVE OS ANOS 90 EM EDIÇÃO ESPECIAL NO MÊS DO ROCK
O Projeto Penha Rock, idealizado pelo produtor cultural Adriano Pacianotto, já realizou, de forma independente, desde 2012, mais de 50 edições, somando cerca de 200 bandas autorais em espaços públicos da Penha, São Paulo, como o Largo do Rosário, o Centro Cultural da Penha e o Parque Tiquatira (onde também colaborou na produção da Virada Cultural em 2015, 2016 e 2017), difundindo, de forma gratuita para a população, trabalhos artísticos que, embora tenham reconhecimento e qualidade, não têm espaço na grande mídia e dificilmente chegariam a esse público de outra forma.
Nesta edição especial, no “Mês do Rock”, o Penha Rock viaja pelos anos 90 e leva ao Teatro Martins Penna duas das principais bandas do atual cenário alternativo nacional, que embora não façam nenhuma espécie de releitura, recuperam a herança desses pilares do cenário independente.
A primeira é o duo paulista Color for Shane, que há dez anos segue na contramão do mercado fonográfico brasileiro, fazendo uma mistura bem elaborada de stoner rock, lo-fi e pós-punk, resultando em um som explosivo, com canções curtas e cheias de distorções, que remetem a nomes como Sonic Youth, Placebo e Joy Division. O repertório traz canções do álbum mais recente, “Not An Embryo” e uma boa dosagem dos 6 discos anteriores.
A segunda é o power trio Mudhill, encabeçado por Zeek Underwood, velho conhecido do cenário independente paulista pela atuação nas bandas Ludovic, Shed, Single Parents e Fire Driven. Eles já rodaram o Brasil com a turnê do aclamado LP “Expectations”, de 2016, lançaram excelentes clipes, um disco acústico e dois EP’s, “Danger” e “Substation”. A sonoridade remete à cena “noventista” de Seattle, porém, as inúmeras possibilidades sonoras exploradas pela banda transcendem o saudosismo e tornam o Mudhill totalmente atual.
Endossando a temática do evento, acontece anteriormente aos shows um debate com convidados das áreas de ciência política, história, sociologia e música, mediado pelo jornalista e radialista André Marques, do programa Noventa Por Hora, abordando os aspectos sócio-políticos, culturais e comportamentais da década, situando-os nos dias atuais. O debate será aberto a participação da plateia e terá transmissão ao vivo pelo Facebook.
Também haverá exibição do curta metragem de caráter documental “Prazer, Zona Leste!”, dirigido por Caroline Honório, que tem como objetivo trazer visibilidade à arte e à cultura difundidas na região leste, a mais populosa da cidade de São Paulo. O estudo gerou, além do documentário de 17 minutos, uma longa pesquisa que terá publicação em livro.
Na área externa rola merchandising das bandas, feirinha alternativa e trilha sonora anos 90 nos intervalos da programação.
O evento é gratuito e os ingressos devem ser retirados no local com 1 hora de antecedência.
PROGRAMAÇÃO
Teatro Martins Penna:
17h00: Debate “Anos 90” - Programa Noventa por Hora
19h00: Exibição do documentário “Prazer, Zona Leste!”
19h30: Show Color for Shane
20h45: Show Mudhill
Área externa:
17h00 as 21h45: merchan e feira alternativa + trilha sonora nos intervalos da programação
SERVIÇO
Local: Centro Cultural da Penha – Largo do Rosário, 20 – Penha/SP
Data: domingo, 22 de julho de 2018, das 17h00 às 21h30
Classificação: livre
Ingressos: grátis – retirar no local com 1 hora de antecedência
Info: projetopenharock@gmail.com
LINKS
Evento Facebook: www.facebook.com/events/917374678464403
Evento SP Cultura: spcultura.prefeitura.sp.gov.br/evento/34183
Page Facebook: www.facebook.com/pages/Penha-Rock/603423729776396?fref=ts
Site: projetopenharock.wixsite.com/penharock
Blog: penharock.blogspot.com.br
APOIO
Noventa Por Hora
Explicit Guitar
Gazeta Penhense
Music Wall
Studio Antonio’s
Centro Cultural da Penha
Secretaria de Cultura - Prefeitura de São Paulo
Supervisão de Cultura - Prefeitura Regional Penha
REALIZAÇÃO
- Pacianotto Produções / Projeto Penha Rock